quinta-feira, 8 de julho de 2010

Os 10 mandamentos do atendimento

Algumas coisas que aprendi nesse ultimo ano, e que acho pertinente dividir com todo mundo.

I amai as pessoas mais que a si mesmo. gostar de pessoas, de se relacionar. mesmo que a criação teime em uma ideia, mesmo que o cliente grite do outro lado da linha. Keep Calm. lembre-se estamos lidando com pessoas, respeito é sempre fundamental.

II sabeis ouvir para ser ouvido. o bom atendimento tem um Q de psicólogo, pois nas entrelinhas encontramos os argumentos que devem ser ouvidos. mostrando que nos importamos, nos tornamos respeitá-veis a ponto de sermos ouvidos também.

III repartis o pão de cada dia. trabalhe em equipe. motive os outros a darem seu melhor. 2 cabeças pensam melhor do que 1, e 3 mais do que 2, e 4 mais do que 3...

IV conheceis o cliente acima de todas as coisas. respire o cliente, entenda o que ele faz, porque, como, para ajudá-lo a cuidar do negócio. o atendimento deve ser quem mais entende do cliente. as vezes até mais que o próprio cliente.

V não furtarás a ideia do próximo. dar créditos à equipe mostra que temos segurança o suficiente para dividir os louros. em troca, ganhamos reconhecimento, respeito e consequentemente melhores resultados.

VI não matarás. mesmo que o cliente surte, mude o briefing no meio do caminho, a criação não cumpra o prazo. saiba zerar. aprenda a lidar com a pressão sem soltar os cachorros em ninguém. dica: quando estiver em estado de ebulição, faça uma pausa para um coffee time.

VII honrai teus briefings. xô preguiça: colha todas informações necessárias ou não. mesmo aquelas que não foram ditas. um briefing bem feito é certeza de um trabalho bem sucedido.

VIII não tomarás o santo nome da tua equipe em vão. não nomeie culpados, a não ser que seja você mesmo. se o trabalho é em grupo, o erro é coletivo. dar nomes aos bois é o maior equívoco que um atendimento pode cometer.

IX não terás outros deuses diante do teu cliente. seja devoto e exclusivo, mesmo que a um cliente de cada vez. acredite nele, no propósito do negócio, do contrário mude de religião.

X santificai o sábado (e o domingo). não leve serviço para casa. será necessário que você esteja zerado na segunda-feira para aguentar todos os mandamentos de novo.

se tiver dificuldade em praticar algum dos mandamentos acima: faça terapia já!

2 comentários:

.Kel. disse...

muito bom pat!!!

acho que qualquer dia penso para fazer um desses para uma doutoranda enlouquecida :)

PatPouzada disse...

Faz isso, vale a reflexao. tu viu qta coisa aprendi nesse ano? hehehe bjo