quarta-feira, 21 de julho de 2010

Eu não vou chorar...

Algumas empresas estruturam seu código de ética e modelo de gestão dando o nome de Jeito de Ser.
É neste embalo que faço o post de hoje, elencando algumas das principais características que fazem da minha querida eterna mestra tão especial para mim (e pra uma galera que concorda comigo)

Jeito ANAMEL de Ser
7 Atitudes

1. Motivar...
"Organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação." Estimular o melhor de cada um, como uma injeção de adrenalina, que nos impulsiona a ir em frente, em busca de nossas metas, de nossos sonhos.

2. Questionar...
"Ato ou ação de perguntar, interrogar, a fim de obter informação de alguém sobre alguma coisa. Discutir, debater com intensidade; disputar; contestar em juízo." A pergunta que nos faz pensar melhor, nos faz rever, nos traz de volta para o rumo certo, que nos faz crescer mais e mais.

3. Acolher...
"Dar acolhida; agasalhar; hospedar; amparar; proteger; abrigar." Levar pra dentro da sua vida, compartilhar sua linda familia, tratar a gente como filhos. Ser convidada para aniversários, casamento, batizado, compartilhar suas férias.

4. Orientar...
"Dirigir, guiar, encaminhar." não só na conclusão do curso, mas quando vamos tomar uma decisão no novo trabalho, quando precisamos de uma ajuda para construir um novo planejamento, uma dica para um novo projeto, uma decisão a tomar. depois que assume essa função, costuma ser um contrato pra vida inteira.

5. Corujar...
"Símbolo de uma situação que retrata com fidelidade o verdadeiro amor maternal". O sentimento é tão verdadeiro que a cada vitória nossa ela vibra mais até que nossos pais biológicos. o orgulho é tão grande que ela sai "exibindo" o trabalho dos seus peixinhos por onde vai.

6. Incentivar...
"Despertar o ânimo, encorajar; estimular: empenhar-se para algo ser criado." mesmo quando mais ninguem acredita que você pode, ela acredita. ela encoraja, ela nos ajuda a despertar, e toma aquilo como um projeto pessoal.


7. Chorar...
"Ver o mundo embaçado por segundos.Ter a sorte de ganhar um braço acolhedor,De alguém que nos ama e que dividir o possível Fardo de nossa dor." dividir lágrimas de alegria, de orgulho, de conquista, de dor. lágrimas de felicidade.

eu já disse isso antes, mas ADORO ser repetitiva quando se trata de Anamel. feliz de mim que tenho o privilégio de fazer parte deste aquário, sendo praticamente um dos peixes mais velhinhos! sem ela eu não sei o que seria de mim.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Os 10 mandamentos do atendimento

Algumas coisas que aprendi nesse ultimo ano, e que acho pertinente dividir com todo mundo.

I amai as pessoas mais que a si mesmo. gostar de pessoas, de se relacionar. mesmo que a criação teime em uma ideia, mesmo que o cliente grite do outro lado da linha. Keep Calm. lembre-se estamos lidando com pessoas, respeito é sempre fundamental.

II sabeis ouvir para ser ouvido. o bom atendimento tem um Q de psicólogo, pois nas entrelinhas encontramos os argumentos que devem ser ouvidos. mostrando que nos importamos, nos tornamos respeitá-veis a ponto de sermos ouvidos também.

III repartis o pão de cada dia. trabalhe em equipe. motive os outros a darem seu melhor. 2 cabeças pensam melhor do que 1, e 3 mais do que 2, e 4 mais do que 3...

IV conheceis o cliente acima de todas as coisas. respire o cliente, entenda o que ele faz, porque, como, para ajudá-lo a cuidar do negócio. o atendimento deve ser quem mais entende do cliente. as vezes até mais que o próprio cliente.

V não furtarás a ideia do próximo. dar créditos à equipe mostra que temos segurança o suficiente para dividir os louros. em troca, ganhamos reconhecimento, respeito e consequentemente melhores resultados.

VI não matarás. mesmo que o cliente surte, mude o briefing no meio do caminho, a criação não cumpra o prazo. saiba zerar. aprenda a lidar com a pressão sem soltar os cachorros em ninguém. dica: quando estiver em estado de ebulição, faça uma pausa para um coffee time.

VII honrai teus briefings. xô preguiça: colha todas informações necessárias ou não. mesmo aquelas que não foram ditas. um briefing bem feito é certeza de um trabalho bem sucedido.

VIII não tomarás o santo nome da tua equipe em vão. não nomeie culpados, a não ser que seja você mesmo. se o trabalho é em grupo, o erro é coletivo. dar nomes aos bois é o maior equívoco que um atendimento pode cometer.

IX não terás outros deuses diante do teu cliente. seja devoto e exclusivo, mesmo que a um cliente de cada vez. acredite nele, no propósito do negócio, do contrário mude de religião.

X santificai o sábado (e o domingo). não leve serviço para casa. será necessário que você esteja zerado na segunda-feira para aguentar todos os mandamentos de novo.

se tiver dificuldade em praticar algum dos mandamentos acima: faça terapia já!

domingo, 4 de julho de 2010

Domingo eu quero ver...

faz tempo que esse éo meu dia preferido da semana. quase desde a época das festas do barraka blue, quando a gente brincava de fazer paródia com a música do titãs "Domingo".
domingo é meu dia preferido atualmente pq é dia de dormir sem ter que acordar cedo, tomar um café tranquila assistindo friends
domingo é meu dia preferido pq é dia de almoçar com meus irmãos Nando,Cris, Deivid
domingo é meu dia preferido pq é dia de trabalhar na curinga, costurar, desenhar, criar, inventar até o cérebro e as mão não aguentarem mais
domingo é meu dia preferido pq eu planejo iniciar a semana com otimismo.

bom domingo pra vcs.